Canal de Ética e Compliance
PROGRAMA DE COMPLIANCE UNICAMPO
Você sabe o que é compliance?
COMPLIANCE significa estar em conformidade.
Originou-se da Lei anticorrupção, e tornou-se um dos temas mais tratados na atualidade.
Considerando o grau de maturidade e a presença da ética em seus negócios, a UNICAMPO em parceria com o Sescoop e Puc-PR, optou por construir do zero seu próprio programa, de forma a buscar transmitir a sociedade exatamente os princípios e valores da Cooperativa.
Foram mais de 12 meses no desenvolvimento, o qual teve contribuição de uma equipe multidisciplinar interna e externa, que construía, ajustava e validava os materiais com base no arcabouço regulatório, missão, visão e valores da Cooperativa.
A Cooperativa realizou análise de riscos de todos os setores, e posteriormente esses riscos foram classificados conforme probabilidade de ocorrência e impacto.
Com os riscos mapeados a equipe estudou alternativas para o controle de riscos, no intuito de minimizar, ou ainda, excluir a probabilidade de ocorrência. Procedimentos foram estruturados e em paralelo a este foi desenvolvido um plano para atuação, sempre dando prioridade para mitigação de riscos com maior impacto e probabilidade de ocorrência.
A Cooperativa entendeu que com a implementação do programa seria oportuno confeccionar alguns materiais no intuito de serem utilizados como “balizadores” evidenciando a necessidade de fazer cumprir os valores e princípio da Cooperativa, destacando acima de tudo, a Ética no ambiente de trabalho e nos negócios.
A partir disso construímos o Código de Conduta da Cooperativa, Manual do Cooperado, Manual do Colaborador, Manual do Fornecedor e diversas Políticas, além disso, a Cooperativa optou por contratar um Canal de Denúncias externo, o qual contribui para manutenção e valores do Programa.
Todas as ações com o mesmo objetivo, preservar e transmitir a integridade e ética da UNICAMPO.
Entendemos que a organização que possui um Programa de Compliance estruturado alcança muitos benefícios, dentre eles a transmissão de segurança e credibilidade ao mercado, já que a essência do programa é manter a conformidade com Leis, Normas, Regulamentos e princípios, conseguindo assim, fidelizar uma maior quantidade de parceiros de negócio.
Partindo deste pressuposto, aproveitamos para compartilhar os materiais que estão disponibilizados nos links abaixo, e que a partir de agora deverão ser observados por todos que possuam qualquer tipo de envolvimento com a Cooperativa, sejam associados, colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores. Havendo qualquer conflito ou violação do Programa é muito importante que entre em contato com nosso Canal de Denúncias, que tem como objetivo a manutenção do Programa.
Código de Conduta: https://unicampo.coop.br/uploads/arquivos/compliance/codigo_de_conduta.pdf
Manual do Cooperado: https://unicampo.coop.br/uploads/arquivos/compliance/manual_do_cooperado.pdf
Manual do Fornecedor: https://unicampo.coop.br/uploads/arquivos/compliance/manual_do_fornecedor.pdf
Política de Canal de Denúncia: https://unicampo.coop.br/uploads/arquivos/compliance/politica_canal_de_denuncia.pdf
Política de Brindes e Hospitalidades: https://unicampo.coop.br/uploads/arquivos/compliance/politica_de_brindes_e_hospitalidades.pdf
Política de Segurança: https://unicampo.coop.br/uploads/arquivos/compliance/politica_de_seguranca.pdf
Política de Sustentabilidade: https://unicampo.coop.br/uploads/arquivos/compliance/politica_de_sustentabilidade.pdf
PARA REGISTRAR SUA DENÚNCIA, LIGUE NO TELEFONE OU CLIQUE NO LINK ABAIXO.